A história do pão: pães artesanais de fermentação natural

pães artesanais de fermentação natural

A história do pão: pães artesanais de fermentação natural

Os Pães Artesanais de Fermentação Natural têm voltado às mesas em todo o mundo. Dá trabalho manter um fermento natural vivo, mas esta comunidade microbiana recompensa o seu cuidado com pães de sabores complexos e uma leveza única.  

Estes pães acompanharam a evolução da humanidade e ainda hoje são uma referência em termos de textura e sabor. Mesmo com o advento do pão industrializado, os processos de produção artesanal ainda são amplamente escolhidos por sua qualidade e eficiência.  

Firme e crocante por fora, fofinho e leve por dentro; é a marca registrada desse tipo de pão.  

O responsável por fermentar a massa é o levain – nome francês para fermento natural, também conhecido como fermento selvagem, sourdough ou massa mãe.  

É claro que todos valorizamos a comida que colocamos em nossas mesas, mas a fabricação desses fermentos é um processo artesanal de muito prestígio.  

  

Pães Artesanais de Fermentação Natural e sua história pelo mundo  

Farinha, água, fermento e sal. Uma receita tão simples que se tornou um dos alimentos mais antigos da humanidade.  

O pão há muito faz parte da base alimentar de diferentes culturas e países, sendo até considerado essencial para a formação de diferentes sociedades.  

Nossos antepassados consumiam cereais e o início da agricultura permitiu a seleção dos melhores grãos, que com o tempo geraram massas.  

Sua produção definitivamente mudou desde então, mas o básico sempre permaneceu: uma mistura de água e grãos em algum tipo de cereal em forma de farinha.  

O pão, já com a presença de fermento natural, foi registrado próximo de 3.700 A.C. nas padarias do Egito Antigo que já produziam em larga escala. Este alimento era também amplamente consumido na Roma Antiga.  

Existe uma história curiosa de que foi no Egito que uma certa massa, feita com trigo, foi esquecida por um cozinheiro.  

Mas, para surpresa de todos, essa massa cresceu e tomou uma nova forma. Intrigado, o cozinheiro colocou para assar e o resultado foi um pão incrivelmente saboroso e macio, dando origem aos pães com fermentação natural.   

Mas isso é só mais uma história! 

Afinal, a descoberta da fermentação do pão pelos egípcios é bastante questionada, já que as leveduras responsáveis por fazer o pão crescer estão livremente no ar.  

Ainda que existam fermentos que permitam maior rapidez no preparo, os pães artesanais de fermentação natural se destacam por sua qualidade, sabor único e por ser a opção mais saudável para o consumo.   

  

Benefícios dos Pães Artesanais de Fermentação Natural  

O pão é comum em quase todos os lares do Brasil e, por isso, devemos escolher a melhor opção para garantir o bem-estar e a saúde de todos.  

Para ajudar você a entender mais sobre os pães com fermentação natural produzidos artesanalmente, listamos algumas das vantagens existentes:  

  

1️. Melhor digestão  

O pão industrial pode causar dificuldades gástricas, pois é altamente processado e utiliza fermentação química.  

Neste caso, não há tempo de fermentação suficiente para a levedura digerir o glúten. E muitas vezes é a partir daqui que a sensibilidade ao glúten pode se desenvolver.  

  

2️. Menos inchaço  

Os pães artesanais geram menos inchaço abdominal em função da pré-digestão feita pelos fermentos lácticos e probióticos desenvolvida ao longo da fermentação natural.  

  

3️. Flora bacteriana do intestino mais saudável   

A presença de diversos micro-organismos, melhora até mesmo a flora bacteriana do nosso organismo, produzindo menos gases e prevenindo a prisão de ventre e outras disfunções intestinais.  

  

4️. Maior saciedade   

Do ponto de vista nutricional, os pães com fermentação natural possuem um índice glicêmico baixo (o que significa ter um menor impacto nos picos de glicose) conferindo maior saciedade e ajudando no emagrecimento.  

  

5. Pode ser armazenado por mais tempo   

Além de tudo, esses pães podem ser armazenados por mais tempo, pois o ácido acético que inibe o crescimento de bolor é produzido na fabricação de fermento.  

  

O pão da Cravo e Canela  

Devemos encontrar um processo de produção de pão sustentável, que mantenha as condições essenciais de bom produto.  

Hoje a opção mais saudável são os pães de fermentação natural, produzidos artesanalmente. 

Aqui na Pani Cravo e Canela acrescentamos nessa produção muito amor, carinho e atenção, produzindo Pães Artesanais de Fermentação Natural de alta qualidade. 

Entre em contato conosco:  

Rua Jacarezinho, 1456, Mercês, Curitiba – PR.  

Telefone: (41) 3015-0032  

Whatsapp: (41) 99698-9260 

Não esqueça de nos acompanhar no Instagram para conhecer mais sobre nossos processos.

Compartilhar essa matéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *